O grupo chegou a conclusão que é possível sim, desenvolver atividades lúdicas uma vez que lidamos com grupos sociais que necessitam superar seus limites, experimentar sensações novas, fazer reflexões pessoais, compreender melhor as vivências em grupo e principalmente autoconhecimento. Sobre o trabalho com tecnologia, confesso que estou tentada a arriscar coisas novas com meus alunos, pois eu enquanto cursista ao mesmo tempo em que tenho dificuldades, essas mesmas dificuldades me impulsionam para continuar em frente.
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender." (Augusto Cury)
*
domingo, 11 de dezembro de 2011
Atividade 4-2 "Possibilidades de contribuições das tecnologias"
As novas tecnologias são ferramentas que auxiliam muito no aprendizado dos alunos, pois motivam qualquer assunto, tornando-o mais interessante e acessível, porém, os professores devem conhecer bem cada uma delas para se sentir seguros na hora de apresentá-las aos alunos e inserí-las em suas aulas.
Seria muito bom se os professores além de usá-las para trabalhar algum conceito, também ensinassem como os alunos podem produzir com esses meios.
Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de texto, fotografia, ou gráfico com pelo menos um tipo de vídeo, áudio ou animação.Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber [3]:
• Som (voz humana, música, efeitos especiais)
• Fotografias (imagem estática)
• Vídeo (imagens em pleno movimento)
• Animação (desenho animado)
• Gráficos
• Textos (incluindo números, tabelas, etc.)
Postado por cantinho da alfabetização às 09:22 0 comentários
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Atividade 4.3 "Leitura,reflexão e discussão sobre mídia- educação"
A mídia deve ser usada como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo .Os jovens precisam não só aprender a ler,mas também a escrever e a ler o mundo através dos meios de comunicação do seu tempo. Um projeto que nós conhecemos que faz o uso das mídias na escola é o PROERD. As mídias são tomadas como ferramentas pedagógicas para enriquecer o conhecimento dos alunos. Durante o curso são usados diversos recursos tecnológicos, como:data show, som, dvd, além de materiais impresso(jornais,apostilas,etc). A tecnologia é um aspecto bastante trabalhado no projeto,mas apenas como ferramenta de ensino pelos coordenadores do projeto. Os alunos são meros espectadores das mídias, eles não tem acesso diretamente a elas
Atividade 4-4 "Roteiro do produto multimídia "
Para a realização deste projeto foi usado vários recursos da multimídia, como: fotos, som, projetor integrado,montamos um slide, agora somente com a apresentação do projeto, agora montaremos um vídeo com o resultado final. Usando esses recursos na sala de aula, o aluno só tem a ganhar. As aulas terão sentido e prazer usando os recursos do mundo da tecnologia. Aprendi muito usando os materiais da multimídia, quero sempre envolver esses recursos na minha sala de aula.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
3.4 \"Relato de projetos de trabalho"
O nosso projeto foi elaborado a partir da conversa de roda com a turma. Percebemos que durante o desenvolvimento houve dúvidas com relação ao tema, as quais foram sanadas. Acreditamos que houve um bom aproveitamento da turma com relação ao projeto.
3.1 “Contextualizando a mudança:da teoria à prática”
Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.
vAs tecnologias são ferramentas pedagógicas enriquecedoras onde o professor desenvolve competências e habilidades para trabalhar com os recursos e explorá-los adequadamente. Atuando na conquista do aluno pelo ato de aprender, tornando nossas aulas mais interessantes e motivadoras a eles, Devemos também além de aproveitar o conhecimento que os alunos já tem, aproveitar também o conhecimento que conseguimos passar a eles, pois o que já aprendeu pode ajudar quem não sabe, fazendo com que eles se ajudem mutuamente.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Atividade 3.5: Currículo
As tecnologias tem desempenhado um relevante papel ao desenvolvimento do currículo, pois nós profissionais precisamos estar atentos à essa inovações e buscar atualizações, a educação está vivenciando constantes mudanças, e o currículo passa por reformulações, precisamos inovar as nossas aulas com recursos atuais, que desperte o interesse do aluno, que faça parte da realidade dele. As tecnologias são importantes porque o professor está podendo adaptar programas, recursos do computador, vídeos, adequando os aos seus conteúdos e enriquecendo dessa forma, a sua prática pedagógica.
Para integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, primeiramente precisamos ter professores capacitados, com idéias inovadoras, que são capazes de inventar e reinventar para proporcionar aulas diferenciadas que contemple o currículo, mas de maneira que seja agradável para o aluno, promovendo a criticidade e a reflexão a partir dos conteúdos propostos.
Para isso, os professores devem ter autonomia na escola para desenvolver projetos que atendam as necessidades dos alunos, identificando possíveis conteúdos no currículo que são fundamentais para que o aluno possa estudá-lo com a inserção das tecnologias, para que este seja mais significativo para o aluno.
Portanto, pensando na integração das tecnologias ao currículo se faz muito importante porque estaremos formando pessoas mais preparadas para a vida, com uma nova visão referente ao mundo, ou seja com um olhar reflexivo e crítico diante das realidades apresentadas.
domingo, 16 de outubro de 2011
Atividade 2.1 “Experiência em conhecer o portal do professor”
Foi muito bom conhecer o Portal do Professor , gostei muito e já estou utilizando em minhas pesquisa para meus planejamentos
Atividade 2.2 "Experiência de navegar livremente"
Eu sempre gostei de navegar na internet e uma das características mais interessantes da dela é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a viagem vale por si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras preciosas escondidas no meio de inúmeros sites publicitários.
Atividade 2.3/2.4 "Conceituando Hipertexto"
O hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais recheada de idéias interligadas com associações sobre um fundo eletrônico que permite construir e gerar informação diversificada. Navegar por alguns links no sentido de busca de significado apesar dele fazer parte do dia a dia na rede de Internet. Clicar nos links facilitou a caminhada para compreensão do que é um hipertexto. Por utilizar a internet para pesquisa não me perdi num contexto geral. Aprendi um pouco mais acerca do tema – hipertexto.
Atividade 2.6 “Planejando atividade com hipertexto”
APRENDENDO COM PARÓDIAS
SÉRIE – 4º ANO ‘A’ MATUTINO
AULAS - 02
PROFESSORAS: ALENIR
JUCEMARE
RITA DE CÁSSIA
OBJETIVOS:
• Entender o que é uma paródia;
• Conhecer paródias;
• Compreender o que é fundamental na constituição da paródia;
• Analisar paródias e verificar posição ideológica;
• Produzir paródias.
DESENVOVIMENTO:
1ª AULA:
Colocar os alunos em círculo, de preferência em um laboratório de informática ou uma sala com recurso de data show e internet, e levará a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto, para que os alunos ouçam. Mostrar o videoclipe da música. Para isso, basta acessar o link: http://youtu.be/ent6P8gFTdQ
. Após assistirem o vídeo, verão uma versão de paródia sobre a musica do vídeo interior. href=>http://youtu.be/0Iajmjnlz9g
. Em seguida mostrar a letra da música Sou Eu Sem Você, e da versão em paródia.
2ª AULA:
Questionar oralmente com os alunos:
• O que vocês notaram de semelhanças entre os videoclipes assistidos?
• E as diferenças?
Depois da discussão oral, em conjunto com a sala toda, escolher uma música conhecida, e formarem uma paródia em conjunto. Orientando os alunos a produzir paródias “inteligentes”, “bem boladas” que dispensem o uso de termos chulos ou inadequados.
No final cada grupo de 4 estudantes deverão criar uma paródia, e apresentar para a sala toda.
AVALIAÇÃO:
A avaliação desta aula consistirá na apreensão do aluno quanto à noção de paródia. Ele deve ser capaz de identificar o que caracteriza uma paródia e deve, além disso, esboçar, mesmo que minimamente, os possíveis sentidos ou possíveis leituras que uma paródia pode suscitar. Para isso, tanto as discussões em sala conduzidas pelo professor quanto a criação de uma gincana de paródias revelarão a noção que o aluno obteve quanto ao tratamento textual e discursivo de paródias.
SÉRIE – 4º ANO ‘A’ MATUTINO
AULAS - 02
PROFESSORAS: ALENIR
JUCEMARE
RITA DE CÁSSIA
OBJETIVOS:
• Entender o que é uma paródia;
• Conhecer paródias;
• Compreender o que é fundamental na constituição da paródia;
• Analisar paródias e verificar posição ideológica;
• Produzir paródias.
DESENVOVIMENTO:
1ª AULA:
Colocar os alunos em círculo, de preferência em um laboratório de informática ou uma sala com recurso de data show e internet, e levará a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto, para que os alunos ouçam. Mostrar o videoclipe da música. Para isso, basta acessar o link: http://youtu.be/ent6P8gFTdQ
. Após assistirem o vídeo, verão uma versão de paródia sobre a musica do vídeo interior. href=>http://youtu.be/0Iajmjnlz9g
. Em seguida mostrar a letra da música Sou Eu Sem Você, e da versão em paródia.
2ª AULA:
Questionar oralmente com os alunos:
• O que vocês notaram de semelhanças entre os videoclipes assistidos?
• E as diferenças?
Depois da discussão oral, em conjunto com a sala toda, escolher uma música conhecida, e formarem uma paródia em conjunto. Orientando os alunos a produzir paródias “inteligentes”, “bem boladas” que dispensem o uso de termos chulos ou inadequados.
No final cada grupo de 4 estudantes deverão criar uma paródia, e apresentar para a sala toda.
AVALIAÇÃO:
A avaliação desta aula consistirá na apreensão do aluno quanto à noção de paródia. Ele deve ser capaz de identificar o que caracteriza uma paródia e deve, além disso, esboçar, mesmo que minimamente, os possíveis sentidos ou possíveis leituras que uma paródia pode suscitar. Para isso, tanto as discussões em sala conduzidas pelo professor quanto a criação de uma gincana de paródias revelarão a noção que o aluno obteve quanto ao tratamento textual e discursivo de paródias.
Atividade 2.7 “ Desenvolvendo Atividade em Sala”
A atividade foi desenvolvida na sala do 4º Ano “A” matutino nos dias 26 e 27/09/2011.
Atividade 2.10 “Navegar na Wikipédia e no Wikcionário”
Eu já conhecia a Wikipédia, inclusive já utilizei-a em pesquisas.Tem tudo o que se procura.Ela é uma enciclopédia multilinque, online, livre e colaborativa, escrita internacionalmente por pessoas do mundo inteiro voluntariamente. E mais importante de tudo é que o leitor pode editar qualquer arquivo a sua maneira, sem correr o risco de “estragar” a Wikipédia, pois tudo o que for feito poderá ser desfeito e/ou corrigido depois,exceto os que estão protegidos pelos administradores.
O Wikcionário eu nunca havia utilizado, mas é uma ótima ferramenta pois apresenta verbetes interessantes.
Ao navegar pelo Wikcionário procurei alguns verbetes como, por exemplo, o nome de minha cidade e cidade vizinha Três Lagoas. Tive retorno nas duas pesquisas.
Há diversas maneiras de explorar o wikcionário:
Clicando em “páginas aleatórias” para acessar um arquivo por acaso;
Clicar em “mudanças recentes” para saber de algumas mudanças em verbetes;
Usando o campo “busca” para procurar alguma palavra ou termo; etc.
Em síntese, o Wikcionário é um dicionário universal de conteúdo livre.
Foi uma nova experiência essa navegação, são dois sites distintos se assim posso denominar cada um com suas vantagens como tudo que tem na internet. A Wikipédia é uma enciclopédia virtual que tem como objetivo informar os usuários dos mais diferentes assuntos. Já o Wikcionário tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas.
O Wikcionário eu nunca havia utilizado, mas é uma ótima ferramenta pois apresenta verbetes interessantes.
Ao navegar pelo Wikcionário procurei alguns verbetes como, por exemplo, o nome de minha cidade e cidade vizinha Três Lagoas. Tive retorno nas duas pesquisas.
Há diversas maneiras de explorar o wikcionário:
Clicando em “páginas aleatórias” para acessar um arquivo por acaso;
Clicar em “mudanças recentes” para saber de algumas mudanças em verbetes;
Usando o campo “busca” para procurar alguma palavra ou termo; etc.
Em síntese, o Wikcionário é um dicionário universal de conteúdo livre.
Foi uma nova experiência essa navegação, são dois sites distintos se assim posso denominar cada um com suas vantagens como tudo que tem na internet. A Wikipédia é uma enciclopédia virtual que tem como objetivo informar os usuários dos mais diferentes assuntos. Já o Wikcionário tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas.
sábado, 15 de outubro de 2011
Ativ 1.1 Conhecendo a turma
Através desse curso, com certeza teremos inúmeras atividades de troca de experiências, incluindo comunicações, apresentações e debate. Na época em que vivemos tomar consciência do papel da tecnologia na vida cotidiana, é indispensável.
Ativ 1.2 - Quem sou como professor e aprendiz
Ser professor é sempre estar em busca de aprendizado e conhecimento, enfrentando a cada dia um novo desafio.
Ativ 1.3 - Educação e Tecnologia
O professor Ladislau Dowbor , nos leva a repensar a escola e a educação num sentido mais amplo. Nós professores, estamos tendo grande dificuldade em ter acesso ou a assimilar esses novos conhecimentos que chegam rapidamente o que nos leva a repensar na escola e na educação num sentido mais amplo, tendo em vista que o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora desse processo de aprendizagem, pois a qualidade da educação é fundamental para garantir a democratização do acesso e permanência do aluno para que possam suprir suas duvidas e adquirir novos conhecimentos de forma ampla e organizada, a tecnologia vem de encontro a esses propósitos. Os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos no sentido de orientá-los em benefício do ensino e da aprendizagem buscando assim nos qualificar e passar esse conhecimento às nossas práticas pedagógicas.
Ativ 1.6 Webquest:Informática e projetos de aprendizagem
WebQuest é ótima ferramenta de apoio pedagógico e depende de nós professores, antes de tudo, nos capacitar para o uso pedagógico dessa ferramenta perder o medo dessa máquina e tomar consciência da importânciada tecnologia na vida cotidiana e na pratica pedagógica, os benefícios são tanto aos professores quanto aos alunos estimulando assim capacidade de aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)